quarta-feira, 22 de abril de 2009

“O amor de uma mãe não contempla o impossível” (Paddock)



Por Ismênia Noleto

Entra ano, sai ano e a história se repete nessa data. Propagandas belíssimas ilustrando o valor das mães, idas ao shopping e centros comerciais à procura do presente ideal e variedades de presentes para agradar das mais tradicionais às mais excêntricas mamães, refeições deliciosas... Realmente não faltam nessa data comemorações às nossas queridas mamães. Mas alguém já teve a curiosidade de saber a origem dessa data tão especial? Vou matar um pouquinho de sua curiosidade.
O Dia das Mães, celebrado em quase todo o mundo, tem a sua origem no princípio do século XX. Uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com o estado depressivo da jovem, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie e assim fizeram uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas e dentro de pouco tempo, a comemoração e conseqüentemente o Dia das Mães se alastrou por todo Estados Unidos. Em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Ser mãe, segundo a Bíblia é uma tarefa muito importante. Deus escolheu muitas mulheres para essa missão, mas as mães devem se conscientizar seriamente de tal responsabilidade. Em Isaías 49:15 a Bíblia diz: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre?” As mães têm um papel único e crucial nas vidas de seus filhos. O amor, cuidado, educação e encorajamento que uma mãe dá, nunca devem se extinguir.
Dia das mães no mundo
2º domingo de maio – Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica
2º domingo de fevereiro – Noruega
2º domingo de outubro – Argentina
2º dia da primavera – Líbano
1º domingo de maio - Portugal
10 de maio – México
8 de dezembro – Espanha
Último domingo de maio – Suécia
4º domingo da Quaresma – Inglaterra

Casar ainda é a melhor escolha!


Apesar da modernidade dos tempos atuais, dados do IBGE apontam que a maioria dos casais prefere casar-se

Por Ismênia Noleto


O buffet já está preparado, a Igreja toda decorada, o bolo, os doces e salgadinhos encomendados, os convidados já esperam ansiosos na Igreja, o noivo vestido de forma impecável à espera da noiva e eis que de repente ao toque da marcha nupcial, entra a noiva... Triunfal! Todos os olhares se voltam para aquela figura esplendorosa de vestido branco, véu, grinalda e um belo buquê na mão. No coração, a satisfação de ver concretizado um sonho de criança...
Para algumas mulheres, esse é “o dia mais feliz de sua vida” e para isso se esmeram em preparar tudo com a maior riqueza dos detalhes. Para outras, o melhor casamento é um bom emprego e dinheiro no bolso e para outras mais “moderninhas”, a moda agora é juntar as escovas de dente sem papel passado.
Dados divulgados pelo IBGE mostram que a maioria dos casais ainda prefere subir ao altar com papel passado e tudo. Os cartórios registraram quase 890 mil contratos de união formal em 2006. Divórcios, cerca de 162 mil. Os números são recorde se comparados aos dos últimos dez anos. Em relação a 2005, o aumento foi, respectivamente, de 6,5% e 7,7%.
E por que o mês de maio é considerado o mês das noivas? De acordo com pesquisadores, esse mês foi instituído por influência da Igreja Católica, pelo fato de Maio ser o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, e também pelo dia das mães ser comemorado no mesmo mês.
A cerimônia tradicional do casamento se firmou entre os anos de 1534 e 1539, tornando-se a partir dessa um ato público, onde inúmeras pessoas eram convidadas para a celebração, sempre com a presença de um representante da igreja para presidir a cerimônia. No Brasil cerca de 800 mil pessoas se casam por ano. O mês de maio, em número de casamentos, fica atrás somente de setembro e dezembro.
O casamento segundo a Bíblia: Segundo a Bíblia, "...deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." (Gênesis 2:24). O casamento foi instituído por Deus e isso é claro em diversas passagens bíblicas. Além disso, a "palavra "noivo" se refere a Jesus e a palavra "noiva" significa "igreja", mostrando que os textos sagrados consideram a união conjugal algo tão importante que pode ser comparado à relação de Cristo (o Cordeiro) com sua igreja. Essa união é tão intensa que mereceu diversas alusões nos cânticos de Salomão, nas profecias de Isaías, nas parábolas de Cristo e até no Apocalipse. Isso explica o porquê da a bíblia ser parte da cerimônia de alguns casamentos e tem uma posição de destaque no altar onde os noivos fazem seus votos, simbolizando ali a presença e o poder da Palavra de Deus.