Apesar da modernidade dos tempos atuais, dados do IBGE apontam que a maioria dos casais prefere casar-se
Por Ismênia Noleto
O buffet já está preparado, a Igreja toda decorada, o bolo, os doces e salgadinhos encomendados, os convidados já esperam ansiosos na Igreja, o noivo vestido de forma impecável à espera da noiva e eis que de repente ao toque da marcha nupcial, entra a noiva... Triunfal! Todos os olhares se voltam para aquela figura esplendorosa de vestido branco, véu, grinalda e um belo buquê na mão. No coração, a satisfação de ver concretizado um sonho de criança...
Para algumas mulheres, esse é “o dia mais feliz de sua vida” e para isso se esmeram em preparar tudo com a maior riqueza dos detalhes. Para outras, o melhor casamento é um bom emprego e dinheiro no bolso e para outras mais “moderninhas”, a moda agora é juntar as escovas de dente sem papel passado.
Dados divulgados pelo IBGE mostram que a maioria dos casais ainda prefere subir ao altar com papel passado e tudo. Os cartórios registraram quase 890 mil contratos de união formal em 2006. Divórcios, cerca de 162 mil. Os números são recorde se comparados aos dos últimos dez anos. Em relação a 2005, o aumento foi, respectivamente, de 6,5% e 7,7%.
E por que o mês de maio é considerado o mês das noivas? De acordo com pesquisadores, esse mês foi instituído por influência da Igreja Católica, pelo fato de Maio ser o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, e também pelo dia das mães ser comemorado no mesmo mês.
A cerimônia tradicional do casamento se firmou entre os anos de 1534 e 1539, tornando-se a partir dessa um ato público, onde inúmeras pessoas eram convidadas para a celebração, sempre com a presença de um representante da igreja para presidir a cerimônia. No Brasil cerca de 800 mil pessoas se casam por ano. O mês de maio, em número de casamentos, fica atrás somente de setembro e dezembro.
O casamento segundo a Bíblia: Segundo a Bíblia, "...deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." (Gênesis 2:24). O casamento foi instituído por Deus e isso é claro em diversas passagens bíblicas. Além disso, a "palavra "noivo" se refere a Jesus e a palavra "noiva" significa "igreja", mostrando que os textos sagrados consideram a união conjugal algo tão importante que pode ser comparado à relação de Cristo (o Cordeiro) com sua igreja. Essa união é tão intensa que mereceu diversas alusões nos cânticos de Salomão, nas profecias de Isaías, nas parábolas de Cristo e até no Apocalipse. Isso explica o porquê da a bíblia ser parte da cerimônia de alguns casamentos e tem uma posição de destaque no altar onde os noivos fazem seus votos, simbolizando ali a presença e o poder da Palavra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário