sexta-feira, 19 de março de 2010

Vestindo-se para agradar a Deus

Por: Ismênia Noleto

Se há algo que hipnotiza toda mulher- e por que não, homens?- é roupa e calçados, afinal, quem não gosta de se vestir bem? Isso faz parte da vaidade de quase todos, porém, como cristãos, devemos atentar para alguns fatores, que podem até passar despercebidos, mas constituem em aspectos importantes e imprescindíveis para as mulheres e homens cristãos.
A Bíblia afirma em Gênesis, que Adão e Eva após terem pecado contra Deus, sentiram vergonha por estarem nus e fizeram pra si, algum tipo de roupa (Gênesis 3:7). Deus, porém, não aprovou este tipo de vestimenta e fez para eles vestes de pele (Gênesis 3:21). Isso significa dizer que a vontade de Deus é que seus servos vistam-se com modéstia e que usemos vestimentas que cubram todo o corpo e não, apenas uma pequena parte dela.
Outro ponto importante é a questão do bom senso. "Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)" (1 Timóteo 2:9-10). "Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido" (1 Pedro 3:3-5).
O apóstolo Paulo apela à modéstia e bom senso das mulheres. Sabe-se que uma mulher (ou até mesmo homem) cujo entendimento é baseado nos princípios da Bíblia e cujo coração é dedicado a Deus, se vestirá coerentemente. A intenção será não chamar a atenção através de roupas dispendiosas.
Acima de tudo, cultivemos um espírito manso e tranqüilo, que será um determinante para o tipo de roupa que realmente agradará a Deus. Como cristãos, devemos fazer a diferença e isso se reflete também em nosso modo de vestir e comportar-se perante o mundo. Que possamos nos vestir para Deus, começando acima de tudo, com o próprio coração.

Nenhum comentário: