quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Post Mortem Photos


Um dia desses navegando pela net descobri algo que me chamou a atenção. É que no século XIX as famílias mais tradicionais tinham um costume, que cá entre nós, era muito esquisito. Eles fotografavam seus entes queridos já mortos. Calma, vou explicar...Tal costume para eles era absolutamente natural, e, além disso, naquele tempo fotografia era algo caro, um luxo nem sempre acessível para todos.

Então, para terem uma espécie de última lembrança de seus entes queridos, fotogravam a pessoa ainda fresca, criavam todo um aparato, ou seja, uma espécie de cenários, em outros casos era necessário inventar situações complicadas para a foto ficar natural, isso envolvia até colocar calços sob cadeiras e inclinar a máquina para que a cena se ajustasse a posição fixa do cadáver. A grande maioria das fotos são de pessoas deitadas, mas outras para dar uma impressão de realidade, era colocado até suportes de madeira ocultos sob as roupas.

É meio mórbido né? Há até colecionadores em todo o mundo que gastam uma nota preta colecionando esse tipo de bizarrices. Eu, pra ser sincera, acho muito interessante, olho minuciosamente cada foto e admirada pois as pessoas mortas dão a impressão de estarem vivas. Fico impressionada da forma como era feito aquele trabalho.

Nessa foto acima, todas pertenciam a uma rica família de fazendeiros e todas estavam mortas. Impressionante!!!

Nenhum comentário: