sexta-feira, 5 de setembro de 2008

O vidro quebrado



Às vezes medito no poder de nossas palavras e fico a pensar o quanto falhamos em nosso falar a cada instante de nossas vidas. Uma vez ouvi uma pregação na qual dizia que nossas palavras podem ser fontes de bênção ou maldição. Quantas vezes estamos no culto proferindo louvores a Deus e ao chegar em casa, uma seqüência de palavrões e de palavras ofensivas vem à tona... A máscara caiu! O que acontece é que na igreja queremos aparentar uma figura de santidade, mencionando palavras de amor, exortação e “adoração” a Deus, mas a realidade é que dentro de seu próprio lar, você não consegue proferir palavras de amor, carinho e incentivo à sua esposa, marido, filhos ou parentes. O que aconteceu foi que a máscara caiu e isso acontece no momento em que estamos despercebidos. Nosso “eu” vem à tona e nisso, usamos muitas vezes nossas palavras para magoar entes próximos ou para criticar nossos irmãos e liderança.
Em diversas passagens da Bíblia Deus condena a hipocrisia e em especial, os fariseus, pois apesar de serem profundos conhecedores da palavra de Deus, suas ações não condiziam com o que eles pregavam. Hipócritas!!!! É assim que Deus considera pessoas que levam uma vida semelhante aos dos fariseus. O Senhor Jesus mostrou que de nada adianta ir à igreja todos os dias, ter uma bela voz, ter ótimas pregações se realmente sua vida seja em casa, no trabalho, na escola , na faculdade ou mesmo na sua vizinhança envergonha o evangelho .
Sempre ao ler o livro de Tiago, especialmente o capítulo três, onde é abordado sobre a questão do mau uso da língua percebo a seriedade de nossas palavras, afinal uma palavra dita em um mau momento pode causar danos terríveis e provocar feridas incuráveis, uma palavra mal dita é como um vidro quebrado, embora juntemos os pedaçinhos, o vidro nunca mais será o mesmo, terá é claro, modificações. Ao contrário, se usamos nossas palavras para evangelizar, exortar, aconselhar e demonstrar nosso carinho e amor SINCERO, sabemos que também colheremos frutos positivos daquilo que falamos.
Conheço vidas que foram revigoradas e tocadas pelo poder de uma palavra vinda do Espírito Santo, como também pessoas que mesmo com o passar do tempo não puderam perdoar palavras ferinas, secas, frias ou amargas. Tais palavras se transformaram em feridas que ainda não cicatrizaram e permanecem latentes.
E você meu irmão? Consegue lembrar-se de quantas pessoas você magoou, feriu, desprezou, intimidou, criticou? Tens a capacidade de pedir perdão a estas pessoas pelas suas palavras? Queres reparar o mal que fizestes a estas? Essa é uma decisão íntima e que só cabe a você e Deus!!!
Comece a substituir as palavras ruins, perversas e indecentes por palavras de gratidão, louvor a Deus, amor e perdão! Esse é um exercício que tem que partir de mim, de você, de nós!!! Procuremos primeiramente, expulsar a podridão da hipocrisia de nosso íntimo e colocar no lugar, sentimentos de amor e perdão, só assim saberemos viver uma vida cristã a qual Deus cobra e ordena.

Nenhum comentário: