sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Por que devo obedecer a meu pastor?


“Obedecei a vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”. (Hebreus 13:17).
Seria bom se todos os dias meditássemos especificamente nesse versículo, principalmente, atentarmos para as palavras “obedecei” e “ submissos”. Obedecer, amar e respeitar a nosso pastor, ao contrário do que muitos pensam, não é sinônimo de bajulação e sim, de obediência à própria Palavra de Deus. O que é lamentável observar é a ausência desse amor... Muito pelo contrário, o que se evidencia é ódio, ressentimentos, rancor, desconfianças! Será que, como cristãos, somos corretos e justos quando fazemos intrigas, criticamos ou tentamos persuadir nossos irmãos contra nossos pastores? A Bíblia é muito clara quando afirma “ quem não ama a seu irmão a quem vê, como pode amar a Deus, a quem não vê?”
Com isso, quem pratica tais coisas, não pode estar agradando a Deus. Engana-se quem pensa que ser cristão é só ir pra igreja, cantar, ler a Bíblia, orar e dar ofertas. Engana-se quem pensa que viver o cristianismo de forma plena e verdadeira, é apenas sentar no banco da igreja e assistir ao culto como um mero ritual religioso. Ser cristão não é isso. É amar a seu irmão, é saber perdoar, é compreender as deficiências do mesmo e procurar oferecer seu ombro amigo ao invés de apenas jogar pedras e julgá-lo com se fosses um cruel juiz prestes a dar a sentença ao réu.
“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.” (Romanos 13: 1,2)
Viver debaixo da autoridade de Deus é uma benção, afinal a própria Bíblia declara que quem se rebela contra a autoridade coloca-se contra Deus. Lúcifer foi insubmisso à autoridade de Deus e a conseqüência dessa insubmissão, foi a sua punição por querer usurpar a autoridade de Deus. Portanto, desobedecer à autoridade é um princípio que não provém do Senhor e por isso, deve ser rejeitado.
Talvez estejas argumentando: “Não vejo no meu pastor a unção de Deus, ele não apóia os ministérios na igreja” ou “ Eu não gosto do meu pastor porque ele nunca veio me visitar”, entre tantas reclamações e questionamentos infundados, saiba que acima de tudo, O PASTOR É UM SER HUMANO PASSÍVEL DE ERROS E NÃO UM SUPER-HERÓI INCAPAZ DE COMETER QUALQUER ERRO.
Frustramo-nos porque o que almejamos para nossa igreja é um homem perfeito, e, na verdade, nos deparamos com alguém tão propício a declínios e também com defeitos e dificuldades como nós. Esquecemos de olhar a nossa sujeira interior para olharmos o do outro. Talvez isso explique o fato de tantos e tantos crentes permanecerem raquíticos na sua caminhada cristã, sem crescimento, sem frutos, sem boas ações... Talvez isso explique a frieza espiritual, a apatia, o desânimo, a falta de alegria na fé cristã...
CONCLUSÃO: Exerçamos o perdão mútuo, promovamos a união e acima de tudo, procuremos agir coerentemente, de forma que agrade a Deus e, principalmente “a ninguém ficais devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei”.

Nenhum comentário: