sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Em busca da felicidade




Por que será que as pessoas complicam as coisas e transformam bobagens numa verdadeira tempestade? A vida é tão simples e tão curta para estragarmos com picuinhas, com futilidades... Por isso, enquanto penso nisso, me vem à cabeça algumas coisas e através de algumas experiências de minha própria vida, vou tentar passar aqui.

A vida é muito curta, não sabemos o dia de amanhã. Quantas pessoas fizeram planos e infelizmente, não puderam chegar até lá!? Por isso digo, enquanto estiver vivo, desfrute dessa vida maravilhosa que Deus te dá. É um presente valioso, afinal, muitos estão nesse exato momento, lutando pra viver nos leitos dos hospitais.

Viva! Viva com maturidade, com prudência, com sabedoria e olhando para os espinhos que aparecerem no seu caminho, mas tendo o cuidado para não pisar neles e ferir-se. Viva sem olhar para o passado, pois quem vive do passado é museu. Não viva à mercê do que você foi ou do que você fez ou mesmo do que poderia ter feito e não fez. O que importa é o presente, é o agora e Deus nos concede chances de fazer tudo diferente e ser inclusive, uma outra pessoa. Para quem acredita naquele famoso ditado popular: "Pau que nasce torto, morre torto", saiba que quem quer muda sim. Pau que nasce torto, pode se ajeitar! É uma questão de querer.

Não remoe sentimentos ruins como a mágoa, o ódio, a inveja, o rancor. A mágoa te deixa uma pessoa rancorosa e amarga. Alguém que não consegue liberar perdão, não é uma pessoa verdadeiramente feliz e acaba afastando os outros de você. Libere perdão. Se alguém te traiu, mentiu pra você, roubou seu namorado, falou de você por trás, foi desonesto, te ofendeu com palavras ferinas, te humilhou, libere perdão. Nós todos estamos propícios a cair em alguma coisa e somos cheios de defeitos também. Da mesmo forma como queremos ser perdoados, perdoe também. Não é difícil e faz muito bem pra alma. Como a Bíblia mesmo diz, nós temos que perdoar para assim, sermos perdoados por Deus de nossos pecados.

Não alimente inveja de ninguém. Eu sei que às vezes, essa "bichinha venenosa" vem nos visitar, mas não inveje. Eu já invejei e acho que quem disser que nunca invejou em nenhuma vez na vida, está mentindo, sendo um hipócrita. Se um amigo seu comprou um carro e você anda de ônibus lotado, fique feliz por isso. Deus dá as coisas no seu devido tempo. Não adianta se precipitar. Se uma amiga sua, conseguiu engravidar e você ainda não, não fique triste, pense que ainda não é a sua hora. Deus sabe de todas as coisas! ( Isso aconteceu comigo um dia desses. Uma amiga minha engravidou e eu fiquei com inveja dela :-(. Na hora fiquei triste lógico, queria que fosse EU, mas depois começei a olhar pelo outro lado e se ainda não consegui isso, é porque ainda não é a hora).

Somos tão falhos né? Mas enquanto há vida, há mudança! Isso pode partir de você pois alguém só muda, se realmente desejar isso, caso contrário, não muda nunca. Por isso, se realmente desejar, tente melhorar! Quais são tuas deficiências? Tente ser uma pessoa melhor. Nunca é tarde pra mudar.

Pensando nisso, vejo que à medida em que caminhamos, descobrimos algo que tem ser melhorado e retirado de nossas vidas. Tudo é um processo e acontece aos poucos e quando nos permitimos pra essa mudança. Toda mudança se torna positiva quando isso acontece sem medo dos desafios e obstáculos.

Sorria, ame, chore, se decepcione, por que não se decepcionar? Como diz o ditado: " A decepção não mata, nos ensina a viver". É uma das frases mais inteligentes e profundas que já vi nesses últimos dias. A gente costuma muito fugir das decepções e ninguém gosta ou está preparado para isso não é? Mas se acontecer, aconteceu e pronto. Estamos sujeitos a isso!

Nao deixe as oportunidades passarem de suas mãos. Quantas e quantas vezes, deixamos escapar de nossas mãos oportunidades únicas? É, as oportunidades não voltam mais para sua mão se você a deixa escapar.

Não permita que o grande amor de sua vida seja tirado de você. Não deixe que os ciúmes, que são como ervas daninhas num relacionamento, estraguem aquilo que pode ser lindo entre duas pessoas. (Tá confesso, sou ciumenta sim, mas não sou doente e nem paranóica, mas estou procurando trabalhar isso em mim).

E não são só os ciúmes que atrapalham, a gente acaba perdendo o homem ou a mulher de nossos sonhos por causa de uma palavra dita em momentos de calorosa discussão. Falta de diálogo, de amizade, de carinho, de respeito. Tanta coisa! Construir uma relação legal não é tão fácil assim, mas com o tempo a gente acaba conseguindo. O amor te dá forças pra superar e relevar uma ofensa aqui, uma grosseria alí, e por aí vai.

Quer uma prova disso? Pergunte a um casal que tem mais de 40 anos casados qual o segredo para um casamento tão duradouro. A resposta é unânime: paciência, entre outros fatores, lógico. Se você não está disposto a aturar as manias chatas e inconvenientes e mesmo os defeitos do seu futuro cônjuge, então nem case. Não é à toa que vemos muitos casamentos se desmanchando à toa. Quando casamos, temos que estar dispostos a aceitar o outro do jeito que ele é, gostando ou não. Tem que renunciar muita coisa (e acredite, quem cede mais é a mulher, sempre é a mulher), tem que se desligar um pouco do cordão umbilical da mamãe e do papai para poder viver a sua vida (eu demorei muito pra aprender isso, mas acho que aprendi.. rs).

Não tenha medo de amar, mas tenha medo de se apaixonar. A paixão em si, nunca é saudável e quando não lidada de forma equilibrada, pode causar transtornos. Prefira amar! É tão bom amar e ser amado! E se eu não for correspondido? Pelo menos, você pôde tirar uma boa experiência com isso: você amou! Amar nunca é demais, amar faz bem independente da idade.

E meu recado para os HOMENS (inclusive já falei isso até pro meu...hahaha). Não tenha medo de demonstrar seus sentimentos (mas faça isso com moderação, mulher detesta homem grudento), diga que AMA, mulher gosta de ouvir isso de sua boca, não custa nada né??? Seja carinhoso, atencioso e se não for pedir muito, (sei que isso é meio surreal), seja fiel, considere, respeite.

Ame, mas ame com sinceridade, com desprendimento, com um coração totalmente entregue. Quer ser feliz? Permita-se a isso. Você pode fazer isso e isso só depende de você, unicamente de você! Enfim, permita-se. Você pode, você consegue.






Nenhum comentário: