sábado, 13 de fevereiro de 2010

Globo: mocinha ou vilã?


Fundada em 26 de abril de 1965 pelo jornalista Roberto Marinho, a Rede Globo tem crescido e se tornado um grande império no ramo televiso. Artistas e jornalistas renomados como Chico Anisio, Antônio Fagundes, Glória Pires, Fernada Montenegro, Lima Duarte e os jornalistas Glória Maria, William Bonner, Fátima Bernardes, entre outros grandes nomes nacionais, têm suas raízes bem firmes nesse emissora, que é a quarta maior do mundo.
Atribui-se a esse destaque, aos renomadas atores e atrizes, aos programas televisivos e novelas, conquistando sempre uma grande margem de telespectadores. A Record tem crescido a olhos vistos-isso é inquestionável- mas o posto de melhor emissora brasileira ainda continua com a Globo.
Ao longo desses anos, temos adquirido cultura e conhecimento com as sensacionais reportagens do Globo Repórter e agora, a mais nova "aquisição" da emissora: O Profissão Repórter, que, com pautas sempre muito interessantes abordam de forma simples e dinâmica, assuntos corriqueiros e de interesse da sociedade.
Por outro lado, temos visto em novelas e alguns programas, uma decadência da moral. Refiro-me a novelas que exploram o homossexualismo, lesbianismo, adultério, fornicação, ocultismo, espiritismo e muita crueldade por parte de alguns vilões. Talvez você me pergunte: "Mas o que seria de uma novela sem os vilões? São eles que "apimentam" a história". É, eu seria hipócrita em negar que não chego até a me divirto com alguns clássicos vilões da teledramaturgia brasileira. Quem não lembra da desbocada Nazaré da novela Senhora do Destino, uma mulher ordinária (desculpem a palavra, mas realmente não tenho outro termo pra ela-rsrsrs), mas me divertia. Mas se formos olhar por outro ângulo, a gente até chega a um questionamento: O mundo está tão cheio de maldades e pra quê perder tempo vendo mais crueldades ainda?
O pior de tudo não é nem isso. Hoje em dia é natural ver a família sentada no sofá da sala assistindo a novela Viver a Vida, E o que isso tem de mais? Se prestarmos bem atenção essa novela é um festival de traições e mais, isso é visto como algo muito natural.
Lembro que até uma personagem chamada Ingrid que é casada e dá a maior força para a amiga Betina trair o marido com o bonitão da academia. A outra - a protagonista- se envolve cada vez mais em uma teia de sedução e libertinagem com o "moço bonito" da novela. O fato é que ela é casada e o modo como o enredo se desenrola leva a crer que a Betina vai acabar se deixando levar pelos belos olhos azuis do Carlos e que a independente Helena não vai resistir aos encantos do Bruno. Não nego que não gosto de novelas. Novamente eu digo: seria uma hipócrita em dizer que não gosto e não assisto, mas a Novela Viver a Vida só explora coisas ruins e que ferem alguns dos meus princípios. Novelas assim, eu prefiro não assistir.
Numa sociedade cada vez mais desprovida de valores morais, a televisão que deveria ser um canal de entretenimento na família, acaba se tornando uma vilã dos valores éticos e puros de uma família. Outra "aquisição" da Rede Globo que está dando o que falar é o Big Brother Brasil. Há dez anos no ar, o programa tem conseguido prender os mais diferenciados telespectadores. Crianças, adolescentes, adultos, idosos, ricos, pobres, negros, mulatos, brancos, entre outros. Quatorze pessoas disputam o prêmio de mais de um milhão de reais e para conquistar o prêmio vale dar selinho na boca, ficar pelado, mostrar a bunda na piscina, "se pegar" debaixo do edredom, se embebedar e dar vexame, fora outras coisinhas mais. E tudo isso, é presenciado por milhares de crianças que já crescem com seus valores distorcidos. O que os pais não ensinam, infelizmente, a televisão está aí prontinha pra ensinar.
O homossexualismo está crescendo de forma assustadora. Hoje, você não sabe quem é quem. E pra completar ainda colocam três gays assumidíssimos em um programa com tamanha audiência. Sendo assim, somos obrigados a ver nossas crianças e adolescentes crescendo e formando suas personalidades com uma mente cada vez mais medíocre. Nesse programa vale de tudo pra conseguir dinheiro. Vale mentir, passar por cima do outro pra conseguir alguma vantagem, ser falso, ludibriar, passar vexame, fazer sexo. Sentimentos como amor, amizade, carinho são vistos como uma estratégia de jogo. Agora sentimentos bons simplesmente viraram uma estratégia de jogo para conseguir o que se quer: dinheiro.
O homossexualismo atualmente está tão comum que se alguém se levanta contra, é tido como o homofóbico e é altamente recriminado por isso. Ninguém é obrigado a aceitar e acreditar nisso não! Não é porque isso está tão escancarado que as pessoas de repente são obrigadas a deixar de lado suas convicções para aceitar uma outra opção sexual. E pelo que percebo, quem é contra os gays é o vilão da história, é taxado de ruim, preconceituoso. Ahhhh me poupe. Ninguém é obrigado a gostar disso e aceitar numa boa. Cadê a liberdade de expressão??? Pois que me chamem de ruim porque EU NÃO SOU A FAVOR. Mas não é porque eu não sou a favor, que vou tratar essas pessoas de forma indelicada, que vou ser grosseira como fazem muitos. Tem atitudes por exemplo, que chegam a ser desumanas, como uma reportagem que eu vi onde uns filhinhos de papai, pegaram uma travesti e mataram.
Jesus não veio apenas para os "bonzinhos". Ele veio para os perdidos mesmo. Para os marginalizados pela sociedade. Jesus enquanto viveu como homem, foi amigo de ladrões, prostitutas e das "piores" pessoas da época. Ele poderia se distanciar dessas pessoas já que ele é o filho de Deus, um homem sem pecado, mas ele não fez isso. Ele não concordava com as atitudes daquele povo, mas nem por isso, desprezava, maltratava e humilhava. O Senhor levava amor e a palavra da salvação. É isso o que penso. Como já disse, sou contra o homossexualismo, mas creio no poder de Deus na vida dessas pessoas e sei que Jesus as ama. Por isso mesmo, não vou maltratar e humilhá-las. Como cristã, percebo às vezes, que só queremos pregar para os "certinhos". Somos cheios de "não-me-toque" quando nos deparamos com pessoas discrimanadas pela sociedade. Não queremos evangelizar nos presídios, as prostituas, os gays, os mendigos, os drogados e por aí vai. Temos receio e vergonha do que vão pensar de nós se nos verem com essas pessoas.
Outro ponto importante e bastante abordado pela Globo são os desenhos animados que são voltados para o público infantil e tem mostrado cenas de violência. Daí me pergunto: aonde vamos parar? Quando eu era professora de reforço, eu tinha dois alunos de sete anos que tinham uma personalidade muito agressiva. Eles eram garotos mal educados, grosseiros e gostavam de xingar e bater nas pessoas. Depois, soube que eles passavam altas horas em frente de uma televisão assistindo a desenhos animados que só incentivam violência. Enquanto os filhos estavam na TV se "alimentando" da comida que o diabo dá, os pais às vezes, passavam o dia todo no trabalho e deixavam a criança aos cuidados da babá, que muitas vezes não está nem aí para o que a criança está assistindo. O que ela quer mesmo é colocar a criança lá em frente da TV proque sabe que é uma forma de ela ter sossego.
A Rede Record é outra que só incentiva o que não presta. A emissora que deveria ser a primeira a dar exemplo (refiro ao fato de ser do bispo Edir Macedo que se diz crente), é a primeira a seguir os mesmos passos da Globo - lógico, ela quer ser a primeira no ibope - e para isso, explora traição, crimes, maldades, mentiras, e tantas outras coisas. E o SBT? Essa emissora se diz a emissora da família, mas se você ligar a sua televisão às 23 horas em dias de sexta e domingo vai ver lá uma tal pegadinha erótica. As pegadinhas são tão asquerosas que chegam a me dar nojo. Tudo isso na tentativa de ganhar audiência. É, o SBT está literalmente apelando. Sem falar dos programas do Silvio Santos, que, vamos combinar, já abusaram!
E novamente volto pra Globo. Há uns tempos atrás, a emissora até exibia alguns programas interessantes, com um humor sadio e com novelas legais. Hoje, até os programas de humor da emissora, como o Zorra Total exploram a nudez de forma escancarada e em um horário que muita criança está acordada.
E assim, sem percebermos - ou percebendo mesmo - estamos nos impregnando de falsos valores e nos deixando levar pela onda da Globo. Pois é, estamos deixando entrar em nossos lares, o espiritismo, ocultismo, sexo livre entre outras coisas. Na maioria das vezes, gostamos tanto do que estamos assistindo que de forma bem inconsciente nos deixamos levar por tudo isso.
Acredito que a televisão é uma forma de descontração e entretenimento, mas procuremos "peneirar" aquilo que é bom e jogar fora, aquilo que não presta e que não vai nos edificar de forma alguma. Há possibilidades de fazermos isso. Não estamos alheios às coisas do mundo, mas procuremos fazer nossas escolhas. Deus nos dá o livre arbítrio em todas as nossas escolhas e diariamente estamos sendo levados a fazermos escolhas, por isso, saibamos escolher aquilo que é bom e agradável. Não é uma tarefa fácil porque somos seres humanos falhos e tendemos para o que é mau, mas peçamos a Deus forças para resistir e assim, levarmos uma vida de santidade e adoração diante de Deus. Podemos conseguir. Depende de mim, de você, de cada um de nós! Que Deus nos ajude e nos encoraje!

Nenhum comentário: