quinta-feira, 2 de julho de 2009

Xô cara feia!


O remédio para melhorar a vida é bem simples: um belo e intenso sorriso no rosto (que pode, inclusive, curar doenças). Duvida?
Por Glycia Emrich

Fonte: Site IG


O movimento, fácil e supergostoso, é realmente capaz de fazer milagres. “O riso, ou seja, a contração de 28 músculos faciais, aciona no cérebro a produção de endorfina. Elas se disseminam por toda a área corporal e dão a sensação de bem-estar físico e emocional”, explica o Dr. Eduardo Lambert, médico clínico geral, pós-graduado em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia e autor do livro “A Terapia do Riso” (Ed. Pensamento).
Exatamente por isso que, quanto mais se ri, mais feliz você fica. E o riso é tão poderoso que, durante o relaxamento dos músculos, pode também relaxar partes demais, como o esfíncter. Pronto, é nessa hora que você ri de fazer xixi na calça. Mas tudo bem: o que pode ser vergonha para você vai ajudar o bem estar daquela amiga que estava ao lado. Afinal, ela vai gargalhar ainda mais com a cena.
Boas doses de riso também ajuda a prevenir algumas doenças. A gargalhada baixa o nível dos hormônios do estresse. “Com menos cortisol e adrenalina no organismo, o sistema imunológico se fortalece”, garante o especialista.
Clube da GargalhadaE é exatamente pensando nesse exagero do riso para espantar a depressão e o mau humor que muita gente tem dia e hora marcada para sorrir. Já imaginou se reunir com outras pessoas para rir intensamente? É esse o propósito do
Clube da Gargalhada do Brasil, o primeiro da América do Sul.
A técnica usada nos encontros é a Hasya Yoga (yoga da gargalhada ou yoga do riso). O método foi criado pelo médico indiano Dr. Madan Kataria e trazido para cá pelas professoras Dra. Úrsula L. Kirchner e Mari Tereza N. Vieira, fundadoras do Clube.
Rir mesmo que fazendo um esforcinho no início, até você pegar o jeito e se soltar feito criança, se transforma em um grande remédio. A prática beneficia o corpo, a mente e as emoções. “Ela alivia os efeitos negativos provocados pelo estresse, ajuda na sociabilização, na alegria, a ser mais relaxado, mais risonho e ter uma atitude mais positiva diante dos desafios do dia a dia”, garante Mari. E explica: “No clube nós não contamos piadas, rimos da gente mesmo”.
Durante as sessões, a gargalhada funciona como um complemento terapêutico. “Algumas pessoas chamam de terapia do sorriso, do riso. Não é terapia. É um complemento muito eficaz, que traz muitos benefícios e está dentro de você”, explica Úrsula.
O legal é que no Clube ninguém mascara a tristeza ou a dor, que faz parte também da natureza humana. “A gente acolhe a tristeza. Se está com vontade de chorar, chora também. A gargalhada é continuidade do choro. É como se fosse a mesma moeda, de lados diferentes”, conta Mari Tereza. Por isso que às vezes, quando se dá uma grande risada, aparece uma vontade de chorar. “Ao gargalhar a gente toca as emoções da gente, reconhece essas emoções e libera”, completa a fundadora do Clube.
Rir pra ficar em formaPode acreditar: caprichar na risada de 10 a 15 minutos do seu dia ajuda a emagrecer 50 calorias, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Vanderbilt, nos EUA. Parece pouco, mas, se você se dedicar diariamente, perderá 2 quilos em um ano, sem precisar recorrer àqueles regimes malucos que tiram o humor de qualquer uma.
É palhaçada!A necessidade do cômico é antiga na sociedade. A figura do palhaço como conhecemos hoje surgiu há mais de duzentos anos, foi inspirada no bobo da corte e influenciada pela comédia dell’arte italiana no século XVIII. A função inicial dos palhaços era de atrapalhar a apresentação dos equilibristas e malabaristas no circo. Eles ridicularizavam e desordenavam as atrações oficiais, trazendo mais humor aos espetáculos.
“O palhaço como conhecemos hoje data do século XIX, com essa maquiagem carregada de branco, perto e vermelho. E o Clown branco, que é uma figura bastante bonita, educada, bela”, explica o artista de circo e professor Mario Bolognesi, que estuda o cômico e a constituição do riso no contexto do circo brasileiro.
Hoje, os palhaços invadem até hospitais para receitar e aplicar doses cavalares de alegria e muito riso em crianças doentes. É o caso dos
Doutores da Alegria, que realizam cerca de 75 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. E qual a posologia recomendada de tanta felicidade? “A besteirologia deve ser aplicada diariamente até que o paciente não saiba mais como ficar triste. É remédio para a vida toda”, garantem os Doutores.
Em tempo, uma curiosidade: no primeiro domingo do mês de maio é comemorado o Dia Mundial da Gargalhada.

Nenhum comentário: